segunda-feira, 19 de julho de 2010

Viajar é que é preciso!


Há milhões de anos, um único sentimento move a humanidade. É esse o mesmo sentimento que me faz viver. Curiosidade! Característica ou qualidade de curioso. Desejo intenso de ver, ouvir, conhecer, experimentar algo novo, original, desconhecido. Vontade de aprender; interesse intelectual. Procura de coisas originais, insólitas etc. (só o Houaiss salva!). Foi esse mesmo sentimento que fez com que se descobrissem o fogo, a roda, e com que se criassem as horas, os dias da semana, os meses do ano e tudo mais que para nós, atualmente, parece tão banal... Imaginem que até há algumas centenas de anos atrás acreditava-se que a Terra era plana e que se as embarcações alcançassem o horizonte cairiam num infinito... mas a curiosidade humana provou que, ao contrário do que se pensava, a Terra era redonda e mais tarde seria provada a existência de uma força que nos mantém presos a ela: a gravidade. Com esses exemplos, é quase impossível não deixar que a curiosidade me leve... Minha paixão pela vida e pelo conhecimento me levam a considerar em alto grau a necessidade de se ter curiosidade e por ela ser movida.

Foi Pessoa quem disse que “Viver não é preciso, viajar é que é preciso”, e não serei eu a discordar. Pra mim, aqui também existe a forte influência dessa força chamada curiosidade, pois é o que faz do viajar ser preciso. É preciso pra mim. Por isso a ideia de criar “As viagens de Isabel”. Por favor, alguém que me lê, não pense somente em “viagens” como um termo pejorativo, apesar, devo confessar, que em alguns casos, será isso que apresentarei: viagens da minha mente insana. A necessidade de falar para o outro o que pensamos, o que somos, é o que nos faz ser quem somos. Algumas correntes psicanalistas acreditam na cura através da fala, da escrita. Então, o blog nada mais é do que uma terapia em grupo on-line. Que fiquemos todos loucos e que "bloguemos"!

E eu ainda tenho pressa, mas irei, por ora, organizando minhas ideias...

Sejam bem-vindos a estas viagens!

Nenhum comentário:

Postar um comentário